Falar de eSports não é sempre muito evidente. Há ainda quem confunda o termo com esportes e pense tratar-se de um erro de grafia. Nada disso! Os eSports, do inglês electronic sports, são competições e torneios de jogos eletrônicos.
Podem pensar que estas competições não tem lugar nas escolas e não vão ajudar a ter uma monografia ou um tcc pronto e aprovado. Pode ser, pode não ser: o futuro está a um passo de distância.
Os novos métodos de ensino
As salas de aulas não são mais espaços estanques, onde o professor fala e o aluno escuta. As novas tecnologias aportaram novos métodos de ensino, de modo a estimular o aluno e manter seu interesse ao longo do seu percurso escolar.
Para isso, é necessário ter em atenção as profissões do futuro. São elas que devem ditar os métodos de ensino, de forma a veicular a informação pertinente ao aluno, para que este possa encontrar na sala de aula um propósito e um objetivo.
Os métodos de ensino conservadores não funcionam mais na sociedade atual, porque a sociedade não é mais a mesma e as carreiras profissionais também mudaram radicalmente. Quantas profissões deixaram de existir desde o início deste século, por exemplo. É com esse foco que os professores devem trabalhar, para aguçar a curiosidade do aluno, estimular o seu interesse e despertar a sua vontade de aprender.
Tal como a prática esportiva foi adotada nas escolas para orientar o aluno para uma vida mais saudável, com os benefícios evidentes dos esportes na saúde física e mental, também os eSports podem motivar os alunos na descoberta de suas habilidades e, quem sabe, definir sua profissão no futuro.
Repare que a profissão pode nem ser gamer, já que é a primeira que surge quando se fala de eSports. Mas estamos falando de profissões ligadas à informática e ao mundo eletrônico, uma área indiscutivelmente em ascensão.
A tecnologia educacional é uma realidade. Professores, mentores e diretores devem estar preparados para dinamizar o aprendizado, com jogos e competições que estimulem os alunos. Não é apenas uma questão de entretenimento ou diversão, mas sim aliar essa componente ao ensino, de forma a torná-lo mais interessante e menos entediante.
O futuro é hoje
É importante começar a introduzir os eSports na grade escolar. Existem escolas que já o fazem, com comprovados sucessos. Não se trata apenas de competição ou de jogo, mas sim uma combinação de fatores que estimulam habilidades nos mais jovens. Habilidades que podem determinar a trajetória do aluno, a escolha de uma universidade ou de uma profissão.
Os games e eSport são a indústria de entretenimento do futuro. O futuro é hoje! Muitos acreditam que este é o sector que mais oportunidades de carreira pode gerar. Estamos falando de:
- Gamer
- Criador de conteúdos
- Marketing
- Programação
- Treinador
- Desenvolvedor
- Analista
- Designer
- Editor
- Especialista em efeitos visuais
- Testador
- Streamer
- Organizador
- Gerente de comunidade
Isto para citar apenas algumas das profissões associadas aos eSports. Repare como muitas das profissões não existiam antes da indústria de eSports emergir. E isto é só a “ponta do iceberg”.
As eLigas, sim racers e jogos eletrônicos
Muitos países já criaram, nas respectivas federações de futebol, departamento de eLigas, com competição de jogos de FIFA, entre jogadores que representam clubes esportivos reais.
Marcas conhecidas dos esportes motorizados estão chegando ao mundo virtual através de sim racers em competições como o Virtual Le Mans series e a iRacing Endurance Events. Toda uma indústria paralela, que tem por base o online ou virtual, gerando lucros reais de bilhões.
Quanto aos torneios e competições de jogos eletrônicos, os mais famosos passam por:
- League of Legends
- Counter Strike: Global Offensive
- Valorant
- Fortine
- Rainbow Six
- Dota 2
- Call of Duty
Entre uma infindável lista de jogos, com torneios e provas regionais, nacionais e internacionais, com milhões de visualizações, em arenas completamente esgotadas. O futuro é ali!
Considerações finais
Encarar os jogos eletrônicos e os eSports como um divertimento ocioso, sem possibilidade de evolução ou de carreira, é um erro. Claro que os eSports têm como intuito divertir e entreter, mas os esportes também e nem por isso são encarados como futilidade.
Prevê-se que a indústria de games – e todas as profissões inerentes – ultrapasse as receitas geradas pela indústria cinematográfica ou pela indústria musical. Podendo mesmo, tornar-se a breve trecho, a indústria de entretenimento com maior volume de vendas, mais possibilidades de carreira e mais vagas de emprego.
Se tudo isto não for indicador de que o sistema educativo deve se adaptar aos alunos e às suas realidades, esquecendo métodos conservadores e desadequados, na formação de jovens em profissões extintas ou em fase de extinção, então o ensino das novas gerações será pouco útil.